Características Principais
O NRP Sagres é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos. O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distância) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos.
Os pavimentos inferiores são estanques e providos de escotilhas igualmente estanques. O convés não tem aberturas, com excepção de um tronco de fuga, fazendo-se a entrada para os pavimentos inferiores através de portas praticadas nas superestruturas, e do seu interior se desce então aos pavimentos inferiores.
Dimensões
Relativamente às suas dimensões, o navio tem um deslocamento máximo de 1900 toneladas e um deslocamento leve de 1576 toneladas, possuindo um comprimento de fora-a-fora de 89,5 metros, boca de 12 metros e um calado de 5,5 metros. Os seus mastros redondos têm uma altura de 46,2 metros ou 39,4 metros se os mastaréus estiverem acachapados e o mastro da mezena tem uma altura de 39 metros.
Propulsão à Vela
Para este tipo de propulsão, tendo uma armação em barca, o navio dispõe de 10 velas redondas e 13 velas latinas, num total de 1971 m² de área vélica, tendo como velocidade máxima atingida 16,5 nós.
Propulsão Mecânica
Para propulsão mecânica do navio, existe um motor Diesel MTU de 1000 cavalos de arranque eléctrico, com caixa redutora e embraiagem, que em águas calmas propulsiona o navio à velocidade máxima de 8 nós. O navio dispõe de tanques de combustível com capacidade para 110.000 litros e de óleo lubrificante para 3.250 litros, o que se traduz numa autonomia a motor de cerca de 30 dias.
Produção de energia eléctrica
A energia eléctrica é fornecida por três grupos geradores Diesel CUMMINS de 175 Kw, dos quais dois tornam-se suficientes para as exigências normais do serviço do navio. O arranque destes geradores é feito a ar comprimido garantido por duas garrafas de 30Kg/cm2 e dois electrocompressores. A distribuição é feita a 380 V AC e 220 V AC existindo ainda um circuito de emergência alimentado por baterias de 24 V DC.
Aguada
A aguada do navio, em 6 tanques, é de 156 toneladas. A distribuição é feita por tanque de pressão e electrobomba de funcionamento automático, existindo ainda um gerador por osmose inversa capaz de produzir 40 toneladas de água doce por dia.
Equipamentos de navegação e comunicações
O navio dispõe de diversos equipamentos e instrumentos de navegação: radares de navegação Sperry Marine Visionmaster FT, um Sistema ECDIS (ECPINS), duas girobússolas (Sperry Marine e Meridian), dois receptores DGPS, dois receptores NAVTEX para recepção automática de avisos à navegação, previsões meteorológicas e avisos de mau tempo etc, dois receptores FAC-SIMILE para recepção de cartas meteorológicas, três anemómetros para monotorização da intensidade e direcção do vento, diversos instrumentos meteorológicos (Barógrafos, Barómetros, Termógrafos, Psicómetros e diversos termómetros), radiogoniómetro TAIYO, duas sondas de navegação (ELAC ELAZ 5000 e SKIPPER EMES60), telefone INMARSAT, dois odómetros (C. PLATH NAVIKNOT III e SKIPPER EMES60) e diversos transmissores e receptores de comunicações nas bandas VHF/HF/MF.
O navio dispõe ainda de vários equipamentos de socorro e emergência no âmbito do Sistema GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System), tais como: Radiobalizas, SARTs (Search And Rescue Transponder) e equipamentos de comunicações a operar nas principais frequências de socorro.
Lotação
A guarnição do navio é composta por 9 oficiais, 15 sargentos e 103 praças, totalizando um total de 127 militares. Para além da guarnição, o navio tem ainda capacidade para embarcar 63 cadetes (51 masculinos e 12 femininos).