Características Principais
O NRP Sagres é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos. O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distância) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos.
Os pavimentos inferiores são estanques e providos de escotilhas igualmente estanques. O convés não tem aberturas, com excepção de um tronco de fuga, fazendo-se a entrada para os pavimentos inferiores através de portas praticadas nas superestruturas, e do seu interior se desce então aos pavimentos inferiores.
Dimensões
Relativamente às suas dimensões, o navio tem um deslocamento máximo de 1869 toneladas e um deslocamento leve de 1576 toneladas, possuindo um comprimento de fora-a-fora de 89,3 metros, boca de 12 metros e um calado de 5,6 metros. Os seus mastros redondos têm uma altura de 45,5 metros ou 39,4 metros se os mastaréus estiverem acachapados e o mastro da mezena tem uma altura de 39 metros.
Propulsão à Vela
Para este tipo de propulsão, tendo uma armação em barca, o navio dispõe de 10 velas redondas e 13 velas latinas, num total de 1979 m² de área vélica, podendo atingir uma velocidade máxima de 16,5 nós.
Propulsão Mecânica
Para propulsão mecânica do navio, existe um motor Diesel MTU de 1000 cavalos de arranque eléctrico, com caixa redutora e embraiagem, que em águas calmas propulsiona o navio à velocidade máxima de 9 nós. O navio dispõe de tanques de combustível com capacidade para 110.000 litros e de óleo lubrificante para 3.250 litros, o que se traduz numa autonomia a motor de cerca de 30 dias.
Produção de energia eléctrica
A energia eléctrica é fornecida por três grupos geradores Diesel CUMMINS de 175 Kw, dos quais dois tornam-se suficientes para as exigências normais do serviço do navio. O arranque destes geradores é feito a ar comprimido garantido por duas garrafas de 30Kg/cm2 e dois electrocompressores. A distribuição é feita a 380 V AC e 220 V AC existindo ainda um circuito de emergência alimentado por baterias de 24 V DC.
Aguada
A aguada do navio, em 6 tanques, é de 156 toneladas. A distribuição é feita por tanque de pressão e electrobomba de funcionamento automático, existindo ainda um gerador por osmose inversa capaz de produzir 24 toneladas de água doce por dia.
Equipamentos de navegação e comunicações
O navio dispõe de diversos equipamentos e instrumentos de navegação: radares Kelvin Hughes 5000R e KH Manta 2000, um Sistema ECDIS (Electronic Chart Display Information System), dois receptores DGPS, um receptor NAVTEX para recepção automática de avisos à navegação, previsões meteorológicas e avisos de mau tempo etc, dois receptores FAC-SIMILE para recepção de cartas meteorológicas, dois anemómetros para monotorização da intensidade e direcção do vento, uma Girobússola marca Sperry MK27, diversos instrumentos meteorológicos (Barógrafos, Barómetros, Termógrafos, Psicómetros e diversos termómetros), radiogoniómetro TAIYO, sonda ELAC ELAZ 5000, telefone INMARSAT, 2 odómetros electromagnéticos SAGEM e C.PLATH e diversos transmissores e receptores de comunicações nas bandas VHF/HF/MF.
O navio dispõe ainda de equipamentos de socorro e emergência no âmbito do Sistema GMDSS, tais como: uma Radiobaliza (que emite uma frequência de socorro em 121.5Mhz e 406MHZ), um SART que emite uma frequência de socorro na frequência dos 9 GHz, e equipamentos de comunicações a operar nas frequências de socorro.
Guarnição
A guarnição do navio é composta por 10 oficiais, 15 sargentos e 103 praças, totalizando um total de 128 militares. Para além da guarnição, o navio tem ainda capacidade para embarcar 63 cadetes (51 masculinos e 12 femininos).