A Grande Viagem

VOLTA AO MUNDO 2020

O NRP Sagres irá largar de Lisboa a 5 de janeiro de 2020 para iniciar a sua viagem de circum-navegação ao longo de 371 dias, regressando a Lisboa a 10 de janeiro de 2021. A missão está enquadrada no programa das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação (do navegador português) Fernão de Magalhães e irá passar por 22 portos de 19 países diferentes, passando em 12 cidades da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas.

Inicialmente, o navio irá passar em Tenerife, nas ilhas Canárias e, dobrando o Cabo Bojador, visitará cidade da Praia, em Cabo-Verde, de onde largará para a primeira travessia oceânica da viagem em direção ao Rio de janeiro, no Brasil. Na costa leste da América do Sul, visitará também Montevideo, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina, de onde irá largar para, novamente, atravessar o oceano Atlântico, desta vez, rumo a Cidade do Cabo, na África do Sul. Após dobrar o Cabo da Boa Esperança, iniciará a navegação pelo Oceano Índico. Os últimos portos africanos serão Maputo, em Moçambique, e Port Louis, nas Maurícias. Seguirá para nordeste, em direção ao Estreito de Malaca e visitar o porto de Singapura. A navegação pelo mar de Java, irá permitir alcançar a Jacarta, na Indonésia, e visitar Díli, em Timor-Leste. Em Díli irão embarcar os cadetes do 2.º ano da Escola Naval (EN) que iniciarão a sua Viagem de Instrução. (no período de 9 de junho a 20 de julho).

Seguir-se-á uma navegação para norte rumo às Filipinas, onde será visitado o fundeadouro de Ternate/Tidore e o porto de Cebu. Ainda no oriente, a Sagres atracará em Shangai, na China, e em Tóquio, no Japão, onde irá desembarcar os cadetes do 2º ano e embarcar os cadetes do 3º ano da Escola Naval. A estadia em Tóquio será marcada pela participação na fase inicial dos Jogos Olímpicos de verão, onde, em parceria com o comité Olímpico Português, a Sagres será a "Casa de Portugal".

Seguir-se-á a primeira fase da travessia do Oceano Pacífico, rumo à ilha de O'ahu no Havai, para visitar o porto de Honolulu e desembarcar os cadetes do 3º ano. De seguida, o navio seguirá para sul para escalar Papeete, na Polinésia Francesa, e navegará até ao Cabo Horn, a fim de atracar em Punta Arenas, no Chile, e participar nas Comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, de 18 a 23 de outubro de 2020.

Seguir-se-á uma navegação em companhia com o navio SPS Juan Sebastian Elcano, passando pelos portos de Valparaíso, no Chile, e Callao, no Perú. Posteriormente, seguirá para norte em direção ao canal do Panamá, para atracar em Cartagena das Índias, na Colômbia. A 9 de dezembro, o navio irá iniciar a travessia atlântica de regresso a águas nacionais, estando previsto atracar na ilha S. Miguel (Ponta Delgada) a 30 de dezembro.

A par da instrução dos cadetes da EN, o NRP Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens. Além dos milhares de visitantes que recebe a bordo, nos portos de escala o NRP Sagres cumpre um vasto programa de divulgação e de representação, albergando igualmente diversos eventos promovidos pelos parceiros da Marinha que se associam às viagens do símbolo de Portugal.


Pode visualizar o planeamento desta grande viagem, no folheto em baixo:

Folheto Viagem de Circum-Navegação PORTUGUÊS

Folheto Viagem de Circum- Navegação INGLÊS







A Missão

Características

Regatas

Símbolos