ENTREGA DE COMANDO

17 de agosto de 2017

Presidida pelo Comandante Naval, VALM Gouveia e Melo, realizou-se no dia 17 de agosto, com o navio atracado na Base Naval de Lisboa, a cerimónia de entrega de comando do NRP Sagres, na qual o CFR Maurício Camilo rendeu o CFR Manuel Gonçalves.

Nas suas palavras de despedida, o CFR Manuel Gonçalves mencionou não só o papel preponderante que o NRP Sagres desempenhou no plano externo da Marinha como embaixador itinerante de Portugal, como também a sua missão primordial, a formação dos cadetes da Escola Naval.
Prosseguiu o seu discurso agradecendo aos organismos de Marinha pela sua contribuição para o cumprimento da missão do navio, bem como aos parceiros e empresas que se associaram à Marinha Portuguesa ao patrocinar e apoiar as viagens do navio. Terminou agradecendo o empenho, esforço e dedicação de toda a guarnição ao longo do seu período de comando, considerando que esta representou a Marinha Portuguesa e Portugal ao mais elevado nível.

O novo comandante CFR Maurício Camilo, agradeceu a confiança em si depositada com a nomeação para o cargo, destacando o potencial do navio como “escola-de-mar” e divulgador de símbolos e cultura nacionais, assim como o papel relevante das parcerias com entidades civis, que permitem potenciar a utilização da Sagres como montra do património e dos produtos portugueses, reforçando a imagem de Portugal no exterior. 
Terminou exortando a guarnição a manter o elevado nível de profissionalismo, lealdade e dedicação que sempre demonstraram até então, o que aliado à união de todos, permitirá responder às dificuldades impostas e superar os desafios que se apresentarem no futuro.

Nas suas palavras, o Comandante Naval felicitou o CFR Manuel Gonçalves pelo sucesso do seu comando e manifestou a sua confiança ao CFR Maurício Camilo, tendo ainda sublinhado a especificidade e a importância da missão da Sagres e a relevância que as entidades externas à Marinha têm para o seu cumprimento.


Viagens Passadas

Portos Visitados

A Grande Viagem

Agenda