Diário de Bordo 24 de janeiro de 2020

NRP SagresPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasDiário de Bordo 24 de janeiro de 2020

24 de janeiro de 2020

Temos um elemento mais próximo do Rio de Janeiro!

O Luís Nunes, grumete da secção do mastro do gurupés, segue à frente de toda a guarnição no caminho até ao Rio de Janeiro. Sentado no lais do gurupés encontra-se a tirar o tomadouro da vela da giba para que possa ser içada. O tomadouro é o cabo que ferra a vela ao mastro.

Temos mais um passageiro!

Um “Rabijunco” adulto, uma ave marinha migradora rara, encontrou abrigo na nossa barca e aqui repousar até se sentir pronto para retomar a sua viagem. Como bons anfitriões que somos, foi-lhe disponibilizada uma taça com água e um pouco de pão para ajudar à sua recuperação.

Faxina da peça de artilharia

O NRP Sagres dispõem de duas peças de artilharia Hotchkiss utilizadas essencialmente nas cerimónias militares para efetuar tiros de salva a altas entidades. No mar, a humidade e o sal são os seus maiores inimigos. Daí que a faxina das peças, para sua manutenção e limpeza, faça parte das rotinas do serviço da artilharia.

Aqui já faz bom tempo!

Sabemos que as temperaturas que se fazem sentir por estes dias em Portugal são baixas. Não queremos fazer inveja, mas os sorrisos do pessoal de quarto à ponte não escondem a felicidade de usar o uniforme de calções e polo de vela em janeiro.






A Grande Viagem

Plano Vélico

Um Grande Veleiro

A Missão