Diário de bordo 19 e 20 de Fevereiro

NRP SagresPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasDiário de bordo 19 e 20 de Fevereiro

20 de fevereiro de 2020

19/02
A formatura para serviço inicia o nosso dia. É quando se reune todo o pessoal para transmitir informações importantes e para orientar as tarefas pendentes para, seguidamente, se iniciar os trabalhos.
Como tudo na vida, as coisas de que gostamos merecem o nosso esforço e dedicação. A bordo, todos os dias são executados trabalhos de manutenção, beneficiação e melhoria a diversos níveis.

Este navio, acarinhado por muitos, tem vindo a ser alvo, ao longo dos anos e através das suas guarnições, de muito trabalho e dedicação diários.

Na foto, o marinheiro Gaimota e o marinheiro Castro, orientados pelo Mestre do seu mastro, o Mestre Silva Contramestre do Mastro Grande, terminam uma “forra de merlin” (merlin foi o material utilizado) que servirá para proteger a costura de mão do cabo.

20/02
São vários os fatores que influenciam a navegação de um navio no mar. As correntes, a direção, altura e período da ondulação e vaga, a direção e força do vento são os exemplos básicos.
As previsões meteorológicas têm um grande impacto na nossa navegação. Ajustamos-mos à meteorologia: a mastreação, o velame, o rumo, a velocidade, as atividades diárias...
Sabendo que as condições meteorológicas iriam sofrer algumas mudanças, foram implementadas as medidas de segurança habituais, como montar os cabos “guarda-mancebos” na ponte.






Prémios

Viagens Passadas

A Grande Viagem

O Navio