A estadia no Rio de Janeiro - Navio recebe a bordo quase mil visitantes

NRP SagresPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasA estadia no Rio de Janeiro - Navio recebe a bordo quase mil visitantes

15 de fevereiro de 2020

O NRP Sagres esteve atracado no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 15 de fevereiro, no cais Armazém n.º 7 junto do Museu do Amanhã.


A estadia começou com a visita do Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Ministro da Defesa Nacional do Brasil, o Embaixador de Portugal no Brasil, o Comandante da Marinha do Brasil e outras entidades, tendo-lhes sido prestadas as devidas honras militares, com a guarnição estendida no bordo de mar.


Foi cumprido o programa de porto que contou com diversos eventos, como a realização de uma receção oficial e dois jantares-receção com parceiros (Câmara de Oeiras e AETUR), a participação na cerimónia de inauguração da “Praça da Circum-navegação” e um espetáculo na “Casa do Minho”, que contaram ambos, com a presença da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e de diversas entidades locais. No final do espetáculo o ator luso-brasileiro Tony Correia foi agraciado pela Secretaria de Estado com a medalha de Mérito das Comunidades.


O navio esteve aberto a visitas tendo recebido um total de 982 visitantes. Entre os visitantes destacam-se a visita do grupo de escuteiros do mar do Rio de Janeiro e, a especial visita, da Turma “Face” da Escola Naval do Brasil de 1957.


«À “Sagres”, em cujos conveses e enxárcias descobrimos o caminho do mar, no saudoso “Guanabara”, em julho de 1957, a homenagem da Turma ”Face” da Marinha do Brasil.» Esta foi a especial mensagem deixada na placa comemorativa oferecida pela Turma, que ficará no NRP Sagres para sempre.


O Navio largou às 10 da manhã e, agora, rumo ao Uruguai, navega-se à vela. Os próximos portos, Montevidéu e Buenos Aires terão apenas um dia de navegação entre eles, pelo que contaremos com estes dias de navegação para ultimar todos os preparativos.






Antigos Comandantes

Símbolos

História

Um Grande Veleiro