Em 2022, o planeamento do NRP Sagres contemplou uma viagem ao Brasil, que incluiu a tradicional viagem de instrução dos cadetes da Escola Naval (EN), a participação nas celebrações dos 200 anos da independência do Brasil, e a participação na Semana do Mar de Setúbal. Nesta viagem, o navio visitou ainda o Funchal, Salvador da Baía e o Mindelo (Cabo Verde). A missão decorreu entre 24 de julho e 24 de outubro.
A Viagem de Instrução iniciou-se no dia 13 de julho e terminou a 8 de setembro, englobando 36 cadetes do 2.º ano da EN, 6 cadetes do Curso de Formação de Oficiais do Serviço Técnico, e 8 jovens oficiais e cadetes de marinhas amigas.
No Rio de Janeiro, a 7 de setembro, dia da independência do Brasil, o navio participou numa Parada Naval, conjuntamente com mais 20 navios, desfilando em coluna desde a Barra da Tijuca até à Praia de Copacabana. Na decorrência destas celebrações, no dia 9 de setembro, foi oferecida uma receção a bodo, a convite do senhor Presidente da República, tendo estado presentes mais de uma centena de convidados, entre os quais representantes da comunidade portuguesa e do Almirantado brasileiro. Por fim, dia 10 de setembro, o navio participou numa Revista Naval, efetuada pelo Presidente do Brasil, envolvendo navios da Marinha do Brasil e de marinhas amigas, fundeados na Baía de Guanabara, em duas colunas, em frente à cidade.
Esta missão teve uma duração de 92 dias, dos quais 81 dias de mar, correspondendo a 1.729 horas de navegação e a 9.577 milhas náuticas percorridas. Foram recebidos 12.883 visitantes.
Desta forma, a Sagres conclui mais uma viagem de instrução dos cadetes da Escola Naval e, simultaneamente, apoiou-se a Política Externa Portuguesa.