Características

​​Características Principais 

 O NRP Sagres é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos. O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distância) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos. 

​Os pavimentos inferiores são estanques e providos de escotilhas igualmente estanques. O convés não tem aberturas, com excepção de um tronco de fuga, fazendo-se a entrada para os pavimentos inferiores através de portas praticadas nas superestruturas, e do seu interior se desce então aos pavimentos inferiores.

​Dimensões

Relativamente às suas dimensões, o navio tem um deslocamento máximo de 1869 toneladas e um deslocamento leve de 1576 toneladas, possuindo um comprimento de fora-a-fora de 89,3 metros, boca de 12 metros e um calado de 5,6 metros. Os seus mastros redondos têm uma altura de 45,5 metros ou 39,4 metros se os mastaréus estiverem acachapados e o mastro da mezena tem uma altura de 39 metros.

Propulsão à Vela 

Para este tipo de propulsão, tendo uma armação em barca, o navio dispõe de 10 velas redondas e 13 velas latinas, num total de 1979 m² de área vélica, podendo atingir uma velocidade máxima de 16,5 nós. ​

Propulsão Mecânica 

Para propulsão mecânica do navio, existe um motor Diesel MTU de 1000 cavalos de arranque eléctrico, com caixa redutora e embraiagem, que em águas calmas propulsiona o navio à velocidade máxima de 9 nós. O navio dispõe de tanques de combustível com capacidade para 110.000 litros e de óleo lubrificante para 3.250 litros, o que se traduz numa autonomia a motor de cerca de 30 dias.

​Produção de energia eléctrica 

A energia eléctrica é fornecida por três grupos geradores Diesel CUMMINS de 175 Kw, dos quais dois tornam-se suficientes para as exigências normais do serviço do navio. O arranque destes geradores é feito a ar comprimido garantido por duas garrafas de 30Kg/cm2 e dois electrocompressores. A distribuição é feita a 380 V AC e 220 V AC existindo ainda um circuito de emergência alimentado por baterias de 24 V DC.

​Aguada 

A aguada do navio, em 6 tanques, é de 156 toneladas. A distribuição é feita por tanque de pressão e electrobomba de funcionamento automático, existindo ainda um gerador por osmose inversa capaz de produzir 24 toneladas de água doce por dia.​

Equipamentos de navegação e comunicações 

O navio dispõe de diversos equipamentos e instrumentos de navegação: radares Kelvin Hughes 5000R e KH Manta 2000, um Sistema ECDIS (Electronic Chart Display Information System), dois receptores DGPS, um receptor NAVTEX para recepção automática de avisos à navegação, previsões meteorológicas e avisos de mau tempo etc, dois receptores FAC-SIMILE para recepção de cartas meteorológicas, dois anemómetros para monotorização da intensidade e direcção do vento, uma Girobússola marca Sperry MK27, diversos instrumentos meteorológicos (Barógrafos, Barómetros, Termógrafos, Psicómetros e diversos termómetros), radiogoniómetro TAIYO, sonda ELAC ELAZ 5000, telefone INMARSAT, 2 odómetros electromagnéticos SAGEM e C.PLATH e diversos transmissores e receptores de comunicações nas bandas VHF/HF/MF.

O navio dispõe ainda de equipamentos de socorro e emergência no âmbito do Sistema GMDSS, tais como: uma Radiobaliza (que emite uma frequência de socorro em 121.5Mhz e 406MHZ), um SART que emite uma frequência de socorro na frequência dos 9 GHz, e equipamentos de comunicações a operar nas frequências de socorro.

Guarnição

A guarnição do navio é composta por 10 oficiais, 15 sargentos e 103 praças, totalizando um total de 128 militares. Para além da guarnição, o navio tem ainda capacidade para embarcar 63 cadetes (51 masculinos e 12 femininos).


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